O ar-condicionado é um equipamento que quando bem instalado e feita sua manutenção de maneira regular traz muita comodidade para os ambientes, tornando-os extremamente confortáveis. Entretanto, alguns pessoas, optam por realizar a instalação e manutenção com profissionais que não estão aptos ao serviço, o que pode tornar um sonho de consumo, num grande pesadelo.
Por isso, separamos alguns pontos importantes sobre instalação, manutenção e a importância de realizar serviços com profissionais especializados. Confira abaixo:
No momento que você contrata um profissional para fazer a instalação e a manutenção preventiva, deve-se entender que essa pessoa possui conhecimento específico para lidar com o aparelho e o modelo em questão. Por esse motivo, quem deve fazer a manutenção e instalação do seu ar-condicionado é o Técnico em Refrigeração e Ar-Condicionado, pois ele faz parte de uma empresa que tem como área específica a da refrigeração e que sabe fazer corretamente o checklist de uma manutenção preventiva e um serviço completo.
Os profissionais legalmente habilitados são o Engenheiro Mecânico e /ou o Técnico em Refrigeração e Ar-Condicionado, conforme Decisão Normativa nº 042/92 do Confea e deliberação da CEEI do CREA-SC, em sua 458ª Reunião.
Atualmente, o uso de equipamentos de climatização passou de uso luxuoso há uma necessidade, por isso, houve um aumento expressivo de serviços relacionados a instalação, manutenção e uso desses equipamentos. Algumas empresas e estabelecimentos devem provar que os seus aparelhos estão em perfeito funcionamento e para isso, existem documentos que comprovam esses estados. Confira abaixo:
A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento obrigatório, que deve ser apresentado em qualquer serviço ou obra específica dentro de um estabelecimento, conforme determina a Lei Federal no. 6.496/77. O ART não é um selo de qualidade, mas sim um documento que registra o técnico responsável pela instalação.
A PMOC, que já havíamos falado aqui sobre, é um documento que os locais de trabalho precisam implementar e disponibilizar no imóvel, de acordo com a PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998, instituída pelo Ministério da Saúde. Além disso, é uma ferramenta importante para se regularizar as medidas de manutenção, limpeza e uso dos aparelhos, de forma que não provoque danos à saúde e nem acidentes de trabalho.
Esses dois documentos são importantes para que haja veracidade e legalidade para instalação e utilização do ar-condicionado. Inclusive, sempre deve ser feito por profissionais especializados no assunto.
A JPA Consultoria e Assessoria é uma empresa de Engenharia com tradição e competência no Mercado em que atua. Já realizou diversas obras em São Paulo e está disponível para atender o Brasil todo de acordo com a necessidade do cliente.
Pregamos qualidade em primeiro lugar, além de informação para o cliente e um preço justo, visando justiça e benefício a ambos.
Tentando ‘driblar’ algumas empresas de instalação pelo valor do serviço, algumas empresas optam por pessoas que não tem estudo ou especialidade em fazer a manutenção ou instalação do ar-condicionado e então com o mau serviço feito, alguns problemas podem surgir para o equipamento. Listamos alguns aqui:
* Perda de garantia do equipamento
* Diminuição da vida útil
* Menor eficiência frigorígena
* Maior consumo de energia
* Curto-circuito ou até mesmo princípio de fogo
Contratando um especialista e uma empresa certificada, o seu serviço sempre será nota 10 e por essa razão listamos o porquê:
* Conforto: Os problemas com seu equipamento surgem quando ele não é instalado de forma correta, com o serviço feito por uma empresa especialista essas situações não devem acontecer.
* Segurança: Quando a instalação é realizada por um especialista você não deve se preocupar com o serviço ou danificação do seu aparelho.
* Vida útil: Profissionais especializados, estudam muito sobre os modelos e os equipamentos, então eles possuem a formação completa sobre como manter o equipamento funcionando na melhor forma possível.